Quando temos uma nova pesquisa aqui no CIDP, divulgamos a vocês os principais critérios de inclusão para participar. Um deles é o fototipo. Mas você sabe como fazemos essa definição?
A mais famosa classificação dos fototipos de pele é a escala Fitzpatrick, criada em 1976 pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick. São levados em consideração para definir o fototipo de cada um a quantidade de melanina – substância que dá cor à pele -, a capacidade da pessoa em se bronzear, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol, além de outras características, como a cor dos olhos e dos cabelos.
Baseado nisso, confira abaixo exemplos de famosos de acordo com o fototipo e suas principais características:
Fototipo 1: Pele branca – sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol;
Esse fototipo é caracterizado por uma pele bem clara e, muitas vezes, com sardas, como é o caso da atriz Marina Ruy Barbosa. Esse tipo de pele também é extremamente sensível à exposição solar – sempre se queimando, mas nunca bronzeando. Portanto, não deixe de aplicar diariamente o protetor solar e usar barreiras físicas, como chapéus e óculos escuros. É difícil encontrar pessoas com esse fototipo no Brasil.
Fototipo 2: Pele branca – sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol;
Neste caso, a pele também é clara, porém, levemente mais escura que o primeiro fototipo, além da tonalidade do cabelo e dos olhos, que normalmente são claros. Angélica, Xuxa e Giovana Ewbank são famosas de fototipo II. Apresentam sensibilidade ao sol, mas, às vezes, bronzeando lentamente, além de ser propensa a queimaduras após a exposição solar.
Fototipo 3: Pele branca – queima (moderadamente) – bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol;
A pele é um pouco mais escura e já possui uma certa resistência ao sol. A região cutânea apresenta uma leve sensibilidade à radiação solar, podendo até bronzear com o tempo. Por outro lado, se não houver proteção adequada com filtro solar acaba queimando facilmente, já que tem sensibilidade normal ao sol. As pessoas desse fototipo têm geralmente cabelos e olhos escuros. São fototipo III famosas como Paola Oliveira e Isis Valverde
Fototipo 4: Pele morena – queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao sol;
Este fototipo apresenta uma pele com tom castanho claro, que bronzeia facilmente e queima (fica avermelhada) muito pouco, por também ter sensibilidade normal ao sol. A atriz Juliana Paes é um exemplo deste fototipo.
Fototipo 5: Pele negra – queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol;
Este fototipo é característico de pessoas de pele negra, que raramente se queimam e sempre ficam com um belo bronzeado, por ser pouco sensível ao sol. É o caso, por exemplo, da atriz Tais Araújo.
Fototipo 6: Pele negra – nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol.
Esse fototipo é totalmente pigmentado e possui uma proteção “natural” aos raios solares, devido à maior quantidade de melanina produzida. A atriz Erika Januza é um exemplo deste fototipo.
Independentemente do seu fototipo, é importante proteger sempre a pele, ainda mais nós, moradores do Rio de Janeiro, já que por aqui temos dias de sol e temperaturas altas durante vários meses do ano e não só no verão.
Com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Dermaclub