Sabemos que a caspa é uma descamação no couro cabeludo, que formam os floquinhos brancos na nossa cabeça, caem em nossa roupa e nos incomodam bastante. Também é de conhecimento nosso que excesso de umidade pode ser uma das causas da caspa, bem como aumento de oleosidade no couro cabeludo, que pode ser causada por estresse ou má alimentação. Mas você sabia que existe a caspa seca e a caspa oleosa que causam diferentes consequências em nosso couro cabeludo, e também em outras partes da cabeça? Veja abaixo as diferenças entre elas:
Caspa seca – é o tipo mais comum. Surge nos couros cabeludos ressecados, é conhecida por aqueles flocos brancos ou acinzentados, que parecem um pozinho, e que soltam facilmente do couro cabeludo, ficando visível ao longo dos fios e nas nossas roupas.
Caspa oleosa – tem flocos maiores, de cor amarelada e é mais volumosa. Normalmente fica grudada no couro cabeludo.
Como tratar caspa oleosa e caspa seca?
Como há diferenças entre caspa seca e caspa oleosa, é muito importante a avaliação de um dermatologista para identificar o melhor tratamento para o caso.
Mas a mudança de alguns hábitos também pode ajudar no controle da caspa. Além de produtos anticaspa, evite usar água muito quente. Quando for lavar os cabelos, alterne os dias de lavagem para evitar o ressecamento do couro cabeludo e não durma com os fios molhados.